CARACU: Origem do nome da cerveja (e do boi)

De onde vem o nome Caracu? Sabemos que a palavra é de origem indígena, mais especificamente guarani; mas o que ela significava?

A Caracu é uma cerveja preta, que surgiu em 1899 na cidade de Rio Claro, São Paulo. Uma pista para a origem do nome está no próprio rótulo: o touro. Ele indica que a cerveja foi batizada em homenagem a uma das raças de gado bovino mais antigas do Brasil – o gado caracu.

Mas esse não pode ter sido esse o significado original da palavra em guarani, pois sabemos que a vaca foi trazida da Europa pelos colonizadores. Então, entre os indígenas, na época anterior à chegada dos europeus, o termo deve ter tido outro sentido.

Ao consultar um dicionário de guarani antigo, vemos que karaku era o tutano, isto é, a medula encontrada dentro dos ossos. Podemos supor então que esse nome foi dado ao boi, talvez porque a raça é de uma cor amarelada, semelhante à do tutano? Ou por que tutano dá a ideia de força, de vigor? De fato, um dos sentidos possíveis da palavra caracu em português é “grande resistência, valor ou determinação; bravura,” Talvez tenha sido essa a ideia que fez o nome passar do tutano para o boi, e do boi para a cerveja. Mas não sabemos ao certo.

Por fim, vale mencionar uma curiosidade: tanto em guarani como em tupi antigo, karaku era também um vinho de raízes. Mas o fato de ser uma bebida alcoólica, como a cerveja que leva esse nome, é mera coincidência.

Deixe um comentário