Origem do nome PIPOCA

De onde vem a palavra PIPOCA, e o que ela significa em sua língua de origem? Sabemos que pipoca vem do tupi. Apesar de não termos registros dessa palavra na época em que o tupi era falado, é bastante claro que ela é uma composição de pira, que significa pele, ou casca, e pok, que é o verbo estourar, arrebentar. Sim, estourar em tupi é apenas pok, uma onomatopeia, como splash, ou boom em inglês.

Ao se juntarem em uma composição, o substantivo pira perde o sufixo -a, permanecendo apenas a raiz pir. Em seguida, como não pode haver encontro consonantal em tupi, o R do pir também cai. Depois, adicionamos novamente o sufixo -a, e temos pipoca, que significa literalmente pele estourada, casca estourada, já que o milho estoura ao ser aquecido.

Esse verbo pok não ocorre só em pipoca. Em muitos rios de água doce do Brasil, existe a jurupoca, espécie de peixe típica do país, cujo nome significa boca estourada, em referência à sua mandíbula projetada para frente. Ocorre também em Ibitipoca, nome de um parque em Minas Gerais, que significa montanhas estouradas, devido às várias grutas de quartzito que podem ser encontradas lá.

Por fim, o pok também está presente na palavra tupi mokaba, que nada mais é que a forma absoluta de pokaba, nome dado pelos antigos povos tupis ao arcabuz, ou ao fuzil, lá no século 16. O nome significa literalmente “instrumento de estourar”, resultado da junção do verbo pok com o sufixo -aba, sobre o qual falaremos em outra ocasião.

Deixe um comentário