Você sabia que pitanga não é o nome completo da fruta? Esse pequeno fruto avermelhado é conhecido por seu sabor agridoce e é nativo das regiões tropicais da América do Sul. Ocorre que seu nome atual é resultado de uma simplificação. Ao consultarmos os textos lá dos séculos 16 e 17, vemos que na época a fruta se chamava ubapitanga, conforme indicam duas fontes distintas e independentes entre si.
É aqui que começa a ficar transparente a origem tupi da palavra. De ubapitanga, podemos inferir que naquela língua a fruta seria ‘ybapytanga, fruto avermelhado. Temos aqui ‘ybá, fruto, e pytanga, uma palavra que pode designar vários tons de cores diferentes, mas que aqui significa avermelhado, rosado. É desse pytanga que vem também ibirapitanga, que é como os nativos chamavam o pau-brasil, árvore usada extensivamente pelos colonizadores para fabricar um corante vermelho, cor de brasa, e que deu nome ao nosso país.
Mas enfim. Agora sim temos o nome completo do fruto da pitangueira. Ele nada mais é que um fruto avermelhado, etimologicamente. Com o tempo, o elemento inicial “ubá”, ou qualquer outra variante, caiu, e ficamos apenas com pitanga, que, a rigor, é somente o nome de uma cor.
Fontes que apresentam “ubapitanga”:
Marcgrave, Historia Naturalis Brasiliae (1648), p. 293
Brandão, Diálogo das Grandezas do Brasil (1618)
