Qual a origem de pururuca, nome de um torresmo feito com pele de porco? Este nome é bastante simples de explicar. A palavra vem do verbo tupi puruk, que significa estalar. É um verbo semelhante ao pok, de pipoca, mas o pok tem um sentido mais próximo ao de arrebentar, algo mais abrupto. Puruk é um estalar mais brando, como o barulho de algo crocante.
A forma que encontramos no nome do alimento é resultado da reduplicação desse verbo. Em tupi, um verbo reduplicado dá a ideia de uma atividade reiterada. Daí que pururuk significa “ficar estalando repetidamente”, o que coincide com as características da comida que leva esse nome. Ao final, acrescentamos o sufixo -a, para que a palavra funcione como um substantivo.
Outro exemplo dessa mesma reduplicação está no nome dado pelos antigos povos tupis a uma espécie de junco: kapi’ipururuka, isto é, capim que fica estalando, que estala repetidas vezes. Como podemos ver, é de kapi’i que vem a palavra capim, também de origem tupi.
Nos documentos antigos, encontramos ainda registros de mopuruk, fazer estalar, que nada mais é que a forma causativa do mesmo verbo. Um exemplo real de uma frase no tupi com essa palavra é:
Aiepomopuruk
A-ie-pó-mo-puruk
1ps-REFL-mão-CAUS-estalar
que significa “faço minha mão estalar”, ou seja, estalo os dedos, mais precisamente o dedo médio, quando bate na base do polegar. Como podemos perceber, o verbo puruk está muito bem documentado, e, em termos semânticos, ele corresponde perfeitamente ao alimento que ele designa.
