Qual a verdadeira origem do nome mandioca? A explicação mais difundida – embora incorreta –, é que a palavra viria de Mani e oka, casa de Mani.
Conforme uma lenda amazônica, Mani era uma moça que, em vida, tinha um amor não correspondido, e, de seu corpo, nasceu um pé de maniva. A raiz dessa planta, a mandioca, acabou por se tornar sua “casa”.
Essa explicação até parece fazer algum sentido. Mesmo uma pessoa leiga em tupi sabe que oka naquela língua significa “casa”. Então “mandioca” seria casa de Mani.
Ocorre que isso não procede. Se formos até o tupi antigo, falado no início da colonização, vemos que a palavra era mani’oka. Temos aqui uma pequena, mas importante diferença. O apóstrofo em ‘oka representa uma consoante que havia naquela língua, e que soava um pequeno engasgo, uma breve interrupção na pronúncia da palavra.
Então, na verdade, em mani’oka temos o verbo ‘oka, que significa arrancar, extrair da terra, em tupi antigo, e não o substantivo “casa”, pois este último não apresentava essa consoante. Portanto, a mandioca nada mais é que o mani arrancado, isto é, extraído da terra, já que o alimento é uma raiz.
É surpreendente ver que, em toda a internet e em outros meios, não existe a real origem da palavra, mas apenas uma explicação mitológica, baseada meramente em etimologia popular feita em tempos modernos.
